Sobre Nós

Em fevereiro de 1987 demos início a um trabalho com crianças e adolescentes carentes da nossa região, que viria a amadurecer e estruturar-se no Centro de Acolhida Betânia. Não se tratou de um projeto que saiu do papel para a realidade, mas foi uma resposta a uma demanda que foi se explicitando no dia a dia da nossa paróquia de São Sebastião da Betânia. Algumas crianças residentes dos aglomerados e favelas vizinhas vinham “pedir” – pedir primeiramente acolhida, atenção, depois comida, roupa, brincadeiras e estudo.

O trabalho iniciou-se com algumas atividades de apoio escolar e brincadeiras, além das refeições. Logo buscou-se um vínculo com as famílias e com a escola, reinserindo aqueles que estavam fora da mesma. O número de crianças e adolescentes buscando atendimento crescia a cada dia, exigindo uma gradativa estruturação do trabalho. Como o espaço físico já não comportava mais tantos meninos e meninas, passamos a desenvolver as atividades em um galpão emprestado pela Comunidade Missionária de Villaregia. O trabalho social revelou-se como de grande importância para a comunidade, principalmente para aquelas famílias atendidas, e não havia dúvidas da legitimidade dessa demanda. Sendo assim, era chegado o tempo de criar uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades e ir em busca de mais recursos.

Com muita alegria, em 08 de dezembro de 1990 foi inaugurado o prédio do Centro de Acolhida Betânia – CAB, com capacidade para atender 300 crianças e adolescentes e suas famílias. Esta foi uma conquista importante para eles, assim como para a comunidade e a sociedade em geral, pois nascia uma estrutura com capacidade de oferecer acolhida, promoção humana, alternativas de convivência e socialização para essas crianças e adolescentes.

Com estrutura adequada e uma equipe técnica amadurecida pela experiência até então construída, o trabalho definiu-se em duas grandes frentes – a prioridade, que era o atendimento às crianças e adolescentes e suas famílias, e também a oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade.

Nossos
valores
e objetivos

Oferecer acolhida e fortalecer valores como respeito e solidariedade

Ampliar o universo informacional, artístico e cultural das crianças e de suas famílias

Estimular o desenvolvimento das potencialidades das crianças e de suas famílias

PARCEIROS